
A Central Estadual de Transplantes, unidade de alta complexidade do Governo da Paraíba, registrou, nessa segunda-feira (8), a 43ª doação de múltiplos órgãos de 2025. A captação ocorreu no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, e possibilitou que cinco pacientes deixassem a lista de espera por um transplante.
Foram doados fígado, rins e córneas de um homem de 47 anos, que morreu em decorrência de uma Encefalopatia Hipóxico-Isquêmica. Após a confirmação da morte encefálica, a família autorizou a doação dos órgãos, permitindo que o procedimento fosse realizado.
Esta foi a segunda doação registrada no estado no mês de dezembro. A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, destacou a importância da decisão da família e o impacto social do ato.
“Cada doação representa uma chance real de vida e renovação para quem espera. A atitude dessa família reafirma o compromisso da sociedade paraibana com a solidariedade e permite que continuemos salvando vidas todos os dias”, afirmou.
Somente em 2025, a Paraíba já contabiliza 229 transplantes realizados: 11 de coração, 26 de fígado, oito de rim, 180 de córneas e quatro de medula óssea. Apesar dos avanços, 818 pessoas ainda aguardam na fila por um transplante — são duas à espera de coração, 29 de fígado, 197 de rins e 590 de córneas.
Tags: doação de órgãos, transplantes PB, saúde PB, Central Estadual de Transplantes, Hospital Universitário Lauro Wanderley, Governo da Paraíba
Mín. 24° Máx. 30°





