
A culminância do Edital 2025 do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) reuniu, nesta terça-feira (9), 28 entidades selecionadas pelo edital para apresentar os resultados das ações desenvolvidas ao longo do ano. O evento aconteceu na OSC Cendac – Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente, localizado na Avenida João Machado, n 1094, no Centro da Capital.


A coordenadora do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cristiane Cabral, destacou a importância do momento como resultado de um ciclo de muito trabalho e compromisso. “A culminância das apresentações tem como objetivo principal mostrar o resultado de todo o trabalho realizado pelas instituições durante o ano de 2025. Essas instituições passaram por um processo do edital do Fundo Municipal, e hoje a gente celebra esse impacto na vida das crianças, das famílias e da sociedade, em seu território. O CMDCA acompanha todas essas instituições e hoje fizemos essa apresentação como forma de coroar esse trabalho”, ressaltou.



O encontro marcou o encerramento das atividades apoiadas pelo Fundo, com foco na valorização dos projetos, na troca de experiências e na visibilidade dos jovens beneficiados. A programação contou ainda com apresentações culturais, reforçando o impacto positivo das iniciativas no desenvolvimento social, esportivo e pessoal das crianças e adolescentes atendidos.


Como reforçou Cristiane, as crianças e adolescentes têm papel central em todo o processo. “O maior vínculo é trazer a prioridade absoluta da criança como centro. O CMDCA trabalha para que essas crianças sejam, de fato, protagonistas. Elas são os principais atores desse projeto, e garantir esse direito é essencial”, destacou.
Histórias que transformam – Entre os jovens beneficiados está Davi Emmanuel, de 17 anos, participante de um projeto esportivo apoiado pelo edital. Ele ressalta o quanto as oportunidades recebidas fizeram diferença no seu crescimento dentro e fora de campo.
“A experiência é muito boa. A gente está tendo muita oportunidade de participar dos campeonatos. Melhorou muito minha resistência e a dos meus amigos também. Agradeço muito aos professores que estão lá. Fora a parte física, a relação com a família também melhorou muito. A gente é como uma família mesmo. Acredito que o projeto vai nos ajudar a construir novos caminhos, inclusive é um incentivo para outros jovens do bairro que queiram participar”, comentou.
O impacto também transforma quem educa, o professor de Educação Física, Klebenilson dos Santos, atua diretamente na formação desses jovens e explica que o trabalho vai muito além do desempenho esportivo.
“Entro mais na parte física, trabalhando resistência e condicionamento. São jovens com muita disposição, mas que precisam aprender a controlar essa energia. Trabalhamos postura dentro e fora de campo. O trabalho está sendo bem desenvolvido e eles gostam muito. Eu fui jovem, sempre tive o sonho de participar de algo assim, mas não tive a oportunidade que eles têm hoje. É muito gratificante ver esses sonhos que foram meus e que hoje eles podem realizar”, comentou.
Serviço – O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa (CMDCA-JP) atua na Casa dos Conselhos Municipal, localizada na Avenida João Machado, nº 464, no Centro. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (83) 3213-6120 ou pelo e-mail: cmdcapb.jp@gmail.com.
Mín. 24° Máx. 30°





