

O governador João Azevêdo assinou, nesta sexta-feira (31), na Granja Santana, em João Pessoa, um memorando de entendimento com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), reafirmando o compromisso da Paraíba com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância e adolescência. A parceria contempla áreas como saúde, nutrição, educação, proteção contra violências, saneamento, resiliência climática, equidade étnico-racial e de gênero.
O evento também marcou as comemorações pelos 75 anos de atuação do Unicef no Brasil, que iniciou sua cooperação com a Paraíba em 1950.
Nesta nova edição do Selo Unicef, a Paraíba alcançou um recorde histórico com 222 municípios participantes, integrando uma rede nacional com mais de 2 mil cidades. O foco é garantir qualidade e equidade nas políticas públicas, com prioridade para as infâncias e adolescências negras, indígenas e quilombolas.

Segundo João Azevêdo, o Estado tem investido em programas que fortalecem a primeira infância.
“Nós firmamos parceria com os municípios para a construção de 213 creches dentro do programa Paraíba Primeira Infância, implantamos o Alfabetiza Mais Paraíba, fortalecemos a vacinação e desenvolvemos ações de segurança alimentar e proteção aos órfãos da pandemia. Isso demonstra o nosso cuidado e compromisso com as crianças e adolescentes”, destacou.
A representante adjunta do Unicef no Brasil, Layla Saad, celebrou a continuidade da parceria.
“Estamos felizes de estar em João Pessoa, onde começamos nosso primeiro trabalho no Brasil. Este memorando permitirá avançar na garantia dos direitos das crianças e adolescentes e ampliar espaços de voz e vez para os jovens”, afirmou.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Fábio Nogueira, ressaltou o engajamento do órgão com as políticas voltadas à primeira infância.
“É uma alegria participar desse momento em que os poderes e instituições se unem em prol da educação e do desenvolvimento humano. Precisamos fazer mais e essa parceria com o Unicef é louvável”, afirmou.
A representante da Famup, Joyce Renally, destacou o olhar municipalista do governo.
“O governador João Azevêdo sempre olhou e investiu nos municípios, grandes e pequenos. O Unicef tem sido um grande norteador na construção de políticas públicas integradas para a infância”, pontuou.
Os adolescentes Evandro Lima (Bananeiras) e Maria Isabel Silva (Picuí), integrantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), relataram como a iniciativa do Unicef transformou suas vidas, fortalecendo o protagonismo juvenil e o exercício da cidadania.

Estiveram presentes à cerimônia secretários estaduais, representantes do Unicef e lideranças de entidades parceiras.

O Unicef, presente em mais de 190 países e territórios, atua para garantir os direitos de cada criança e adolescente, priorizando os mais vulneráveis. No Brasil, trabalha em parceria com governos e sociedade civil para ampliar e qualificar as políticas públicas voltadas à infância e adolescência.
Tags: João Azevêdo, Unicef, Paraíba, infância, adolescência, políticas públicas, educação, saúde, equidade, desenvolvimento humano
Mín. 24° Máx. 28°





