

O governador João Azevêdo lançou, na manhã desta quinta-feira (9), no Cine Banguê, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, a primeira edição do Fest Aruanda Praia, evento que celebra os 20 anos do Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro, o mais tradicional festival de cinema da Paraíba.
Com programação marcada para os dias 4 e 5 de dezembro, o Fest Aruanda Praia levará cinema e música à Praia de Tambaú, oferecendo ao público uma experiência cultural aberta e gratuita. A iniciativa é uma realização conjunta do Governo da Paraíba, com patrocínio do Grupo Energisa — por meio do ICMS Cultural da Secretaria de Estado da Cultura — e copatrocínio da Cagepa, PBGás e Armazém Paraíba, via Lei de Incentivo Fiscal do Governo Federal, além do apoio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC) e da UFPB, por meio da Bolandeira Arte & Films.
O tradicional Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro acontece entre os dias 3 e 10 de dezembro, também em João Pessoa.
Durante o lançamento, o governador João Azevêdo destacou que o novo formato reforça a política de valorização da cultura paraibana.
“O Fest Aruanda tem história. São 20 anos de um festival que é referência nacional, e agora ganha uma nova dimensão ao unir cinema e música em um espaço aberto ao público. Essa é uma ação extraordinária, que reforça os investimentos que temos feito na cultura, que hoje vive um grande momento na Paraíba”, afirmou o governador.
Ele lembrou que o Estado investe mais de R$ 90 milhões por ano em cultura, incluindo obras de revitalização do Centro Histórico de João Pessoa.
O secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, ressaltou que o evento é uma iniciativa inovadora.
“Unir cinema e música na praia é algo inédito na Paraíba. Essa celebração mostra o reconhecimento do Governo à importância do Fest Aruanda e à força da arte como elemento de identidade e desenvolvimento cultural”, destacou.
O fundador e diretor do festival, Lúcio Vilar, explicou que o novo formato foi idealizado antes da pandemia e simboliza um marco nos 20 anos do evento.
“O público será contemplado com uma programação sem precedentes nos festivais de cinema nordestinos. O festival sai do shopping e vai para as areias de Tambaú, democratizando ainda mais o acesso à cultura”, disse.
A programação terá início no dia 3 de dezembro, às 20h, na Sala Macro XE da Cinépolis (Manaíra Shopping), com a exibição do documentário musical “ARY”, dirigido por André Weller, sobre o compositor Ary Barroso — autor de clássicos como “Aquarela do Brasil” e “No Tabuleiro da Baiana”.
Nos dias 4 e 5 de dezembro, o festival se estende à Praia de Tambaú (Busto de Tamandaré):
4 de dezembro (18h) – Tributo a Raul Seixas – 80 anos, com exibição do filme “Raul – O Início, o Fim e o Meio”, de Walter Carvalho, seguido de um show tributo com dez artistas paraibanos. Às 22h, Paula Chalup e Vivi Seixas, filha do cantor, apresentam o espetáculo “Rock das Aranhas Show Live”.
5 de dezembro – Exibição do documentário “Me Chama Que Eu Vou”, de Joana Mariani, sobre Sidney Magal, seguida de show do próprio artista, encerrando o evento em clima de celebração.
O lançamento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a reitora da UFPB, Terezinha Domiciano, a vice-reitora Mônica Nóbrega, a defensora pública-geral Madalena Abrantes, além de Nonato Bandeira (Comunicação Institucional), Naná Garcez (EPC), Jailson Galvão (PBGás) e Bia Cagliani (Funesc).
Tags: João Azevêdo, Fest Aruanda, Aruanda Praia, Festival Aruanda, João Pessoa, Cultura, Cinema, Música, Governo da Paraíba, Pedro Santos, Lúcio Vilar, Ary Barroso, Raul Seixas, Sidney Magal, Tambaú, Audiovisual, Funesc, Energisa, ICMS Cultural, PBGás, Cagepa, UFPB








Mín. 23° Máx. 29°





