A Prefeitura de João Pessoa alerta pais e responsáveis para a vacinação que protege contra o sarampo. A confirmação de dois casos no município de São José do Miriti, no Estado do Rio de Janeiro, acende um alerta para reforçar a prevenção e garantir a proteção principalmente das crianças, que fazem parte do grupo mais vulnerável.
“Reforçamos o chamamento principalmente porque observamos que a segunda dose ainda está com baixa cobertura vacinal. O ciclo vacinal é composto por duas doses e muitas crianças devem estar desprotegidas dentro dos prazos estabelecidos, aprazados no documento de vacinação”, informou Fernando Virgolino, coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O sarampo é uma doença infecciosa altamente contagiosa, que já foi uma das principais causas de mortalidade infantil em todo o mundo. Apesar dos avanços significativos no controle e na prevenção por meio da vacinação, o sarampo ainda representa um desafio para a saúde pública, especialmente em regiões com baixas taxas de imunização.
De acordo com o Ministério da Saúde, em 2024, o número de casos suspeitos e confirmados aumentou 22% em comparação a 2023. Em 2024, o Brasil recebeu a recertificação de país livre do sarampo. Em 2016, o país já havia alcançado esse status, mas em 2018, as baixas coberturas vacinais permitiram reintrodução do vírus.
“Temos um amplo e seguro programa de vacinação no Brasil. As vacinas são seguras e a proteção contra inúmeras doenças imunopreveníveis está disponível em diversos serviços de saúde. Por isso, seguimos promovendo ações e campanhas de conscientização para alertar as pessoas para a importância da vacinação, para que doenças, a exemplo da poliomielite e o sarampo, não voltem a ser um problema de saúde pública”, reforçou o coordenador de Imunização.
A transmissão do vírus do sarampo ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. A transmissão pode ocorrer entre 6 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo.
Quem pode se vacinar
Na Rede Municipal de Saúde, a indicação para crianças é a administração de duas doses, sendo a primeira com a tríplice viral aos 12 meses e a segunda aos 15 meses, com a tetraviral ou tríplice viral mais a varicela. Já os trabalhadores da saúde devem receber duas doses da vacina, com intervalo de 30 dias, independentemente da idade.
Ainda, na prevenção de rotina, todas as pessoas entre 12 meses a 59 anos de idade têm indicação para serem vacinadas contra o sarampo. Adolescentes e adultos não vacinados ou com esquema incompleto contra o sarampo devem iniciar ou completar o esquema, respeitando a situação encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.
Onde se vacinar
Essa prevenção pode ser feita nas unidades de saúde da família (USFs), policlínicas e no Centro Municipal de Imunização. As doses da vacina também são disponibilizadas nos três pontos móveis, localizados no Shopping Sul, no bairro Bancários; no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230; e no Shopping Tambiá. Todos os pontos móveis funcionam de segunda a sábado.
Mais proteção
Crianças, adolescentes, adultos e idosos devem manter o documento de vacinação em dia. Quem está com a caderneta de vacinação desatualizada coloca em risco não apenas a própria saúde, mas também pode se tornar um transmissor de doenças, em especial para as crianças e idosos, que são grupos mais vulneráveis. É com esse alerta que a Prefeitura de João Pessoa convoca toda a população para buscar um serviço de saúde mais próximo de casa e colocar em dia a vacinação.
Prefeitura de João Pessoa alerta sobre a importância da vacinação que protege contra o sarampo
Redação
-
março 28, 2025
Editar Matéria
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
+ Lidas da Semana
-
O governador da Paraíba João Azevêdo anunciou, na manhã desta segunda-feira (13), passe livre para estudantes da rede estadual residentes na...
-
O governador João Azevêdo lançou, nesta segunda-feira (13), o programa “Paraíba 2025-2026”, que consiste em novas obras e ações que contempl...
-
O Governo da Paraíba decretou ponto facultativo para o período de Carnaval e no dia após o desfile do bloco Muriçocas do Miramar. A medida f...
-
A Prefeitura de João Pessoa paga os salários dos servidores públicos municipais referentes a este mês de fevereiro nesta quinta (27) e sexta...
-
Uma lista com 59 marcas de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes com processos de licenciamento cancelados pela Agência Naciona...
Publicidade (83) 8835 1622
Anuncie 324 x 250
Publicidade (83) 8835 1622
Anuncie 324 x 250
Nenhum comentário
Postar um comentário