Últimas Notícias
Brasil

Justiça manda soltar o ex-vereador Gabriel Monteiro

Justiça manda soltar o ex-vereador Gabriel Monteiro

Cumprindo decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a juíza Renata Guarino Martins, da 34ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, determinou a soltura do ex-vereador Gabriel Monteiro, nesta sexta-feira (21). Ele está preso desde novembro de 2022, acusado de estuprar uma estudante de 23 anos.

De acordo com a sentença, Gabriel terá cinco dias para colocar a tornozeleira eletrônica e deverá cumprir uma série de restrições — está proibido de deixar o Rio e manter contato com pessoas envolvidos no processo, por exemplo. E tem que comparecer periodicamente em juízo.

Acusações contra Gabriel Monteiro

Segundo a denúncia que resultou na prisão, Gabriel Monteiro estuprou uma mulher, em julho de 2022, após deixar uma casa noturna e ir para a casa de um amigo. A vítima alegou que o ex-parlamentar trancou a porta do quarto, usou uma arma para constrangê-la e manteve relações sexuais violentamente.

O ex-vereador foi denunciado pelo Ministério Público Estadual em outras quatro ocasiões. Em abril de 2024, por abuso de autoridade, por invadir, no mandato de vereador, dois centro de acolhimento para crianças e gravar vídeos para suas redes sociais. Em maio de 2023, por perseguir e desacatar um superior. Em junho de 2022, por importunação e assédio contra uma ex-assessora. E em abril de 2022, por filmar relação sexual com uma menor de idade.

Em seu voto, o ministro Og Fernandes criticou o andamento do processo que mantem a prisão de Gabriel. Para o ministro, "não é adequado manter uma prisão por mais de dois anos, em um processo que a instituição está reiniciando e por erros do Estado".



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário