Últimas Notícias
Brasil

Governadores do Consórcio Nordeste defende decreto do governo Lula sobre uso da força policial

Governadores do Consórcio Nordeste defende decreto do governo Lula sobre uso da força policial

O Consórcio Nordeste, sob a presidência da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, manifestou apoio ao decreto publicado pelo governo federal na última terça-feira (24), que regulamenta o uso da força em operações policiais. A medida, amplamente respaldada por entidades de direitos humanos e especialistas em segurança pública, busca estabelecer diretrizes para garantir uma atuação mais responsável e proporcional por parte das forças de segurança, diante da escalada da violência policial.

O decreto proíbe o uso de armas de fogo contra pessoas desarmadas e enfatiza que o nível de força empregado pelos agentes de segurança pública deve ser proporcional à gravidade da situação. Além disso, estabelece que os órgãos e profissionais da área devem assumir plena responsabilidade em casos de uso inadequado da força.

Em nota, o Consórcio Nordeste destacou que o uso da força letal deve ser adotado apenas como último recurso, "exclusivamente em situações de legítima defesa", afirmando que a diretriz "está plenamente alinhada ao decreto".

A nota também reforçou que o decreto não interfere na autonomia dos estados sobre as polícias. "Ao contrário, ele reafirma a centralidade da prudência, do equilíbrio e do bom senso no exercício da atividade policial. Além disso, sublinha a necessidade de constante modernização das técnicas de atuação, promovendo mais segurança tanto para os profissionais quanto para a sociedade, sempre com a preservação da vida como prioridade absoluta", declarou o consórcio.

A manifestação ocorre após os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Cláudio Castro (PL-RJ), Romeu Zema (Novo-MG) e Ratinho Júnior (PSD-PR) pedirem a revogação do decreto.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário