A Maternidade Frei Damião, que integra a rede hospitalar do Estado, em João Pessoa, elaborou uma programação especial em alusão à campanha Outubro Rosa. Entre as ações, a unidade ampliou a oferta de consultas com mastologista e ultrassonografias de mama. As atividades, que tiveram início nesta segunda-feira (7), têm caráter preventivo e informativo, estão sendo promovidas pelas equipes multiprofissionais da unidade e serão desenvolvidas durante todo este mês para funcionárias e pacientes.
A abertura aconteceu com uma palestra sobre a importância da prevenção do câncer de mama. O momento foi conduzido pela mastologista Bárbara Letícia, que realiza atendimentos ambulatoriais na unidade e deu orientações sobre autoexame, sintomas, importância do cuidado precoce e do tratamento adequado, além do esclarecimento de mitos sobre o câncer de mama. A ação foi direcionada para servidores e, nesta quarta (8), será estendida para pacientes e profissionais do ambulatório.
O mês de outubro é dedicado ao diagnóstico precoce do câncer de mama, que pode aumentar as chances de cura e reduzir a agressividade do tratamento. Foi sobre isso que falou a coordenadora do Serviço Social da maternidade Frei Damião, Luciana Batista, que descobriu um câncer precocemente por meio de exames periódicos.
“Era um câncer indetectável ao toque, mas que foi identificado pela mamografia de rotina. Diante desse diagnóstico tão precoce, o meu tratamento foi muito mais simples, apenas com radioterapia e medicação. Hoje, mais de um ano após o fim do tratamento, conto essa história como incentivo para que as pessoas realizem os exames de rotina. Não tenham medo de encontrar algo, é melhor um diagnóstico que possibilite o tratamento do que descobrir o câncer tarde demais, sem possibilidade de cura”, enfatizou.
Para as pacientes, a programação conta ainda com rodas de conversas entre pacientes e a mastologista Thássia Mariz sobre a prevenção ao câncer de mama e colo de útero. As consultas e exames são ofertados por meio da regulação. As usuárias devem fazer a consulta inicial na Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar o encaminhamento para uma unidade de referência, onde serão atendidas pelos especialistas e encaminhadas para os exames necessários.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte. Na Paraíba, estima-se uma quantidade de 1.180 novos casos do câncer no período de 2023/2025, sendo 210 para João Pessoa. Somente este ano, de janeiro a setembro de 2024, foram registrados no Estado, 226 óbitos.
Nenhum comentário
Postar um comentário