Últimas Notícias
Brasil

Outubro Rosa: Maternidade Frei Damião amplia oferta de consultas e exames para diagnóstico precoce do câncer de mama

Outubro Rosa: Maternidade Frei Damião amplia oferta de consultas e exames para diagnóstico precoce do câncer de mama

A Maternidade Frei Damião, que integra a rede hospitalar do Estado, em João Pessoa, elaborou uma programação especial em alusão à campanha Outubro Rosa. Entre as ações, a unidade ampliou a oferta de consultas com mastologista e ultrassonografias de mama. As atividades, que tiveram início nesta segunda-feira (7), têm caráter preventivo e informativo, estão sendo promovidas pelas equipes multiprofissionais da unidade e serão desenvolvidas durante todo este mês para funcionárias e pacientes.

A abertura aconteceu com uma palestra sobre a importância da prevenção do câncer de mama. O momento foi conduzido pela mastologista Bárbara Letícia, que realiza atendimentos ambulatoriais na unidade e deu orientações sobre autoexame, sintomas, importância do cuidado precoce e do tratamento adequado, além do esclarecimento de mitos sobre o câncer de mama. A ação foi direcionada para servidores e, nesta quarta (8), será estendida para pacientes e profissionais do ambulatório.

O mês de outubro é dedicado ao diagnóstico precoce do câncer de mama, que pode aumentar as chances de cura e reduzir a agressividade do tratamento. Foi sobre isso que falou a coordenadora do Serviço Social da maternidade Frei Damião, Luciana Batista, que descobriu um câncer precocemente por meio de exames periódicos.

Outubro Rosa: Maternidade Frei Damião amplia oferta de consultas e exames para diagnóstico precoce do câncer de mama

“Era um câncer indetectável ao toque, mas que foi identificado pela mamografia de rotina. Diante desse diagnóstico tão precoce, o meu tratamento foi muito mais simples, apenas com radioterapia e medicação. Hoje, mais de um ano após o fim do tratamento, conto essa história como incentivo para que as pessoas realizem os exames de rotina. Não tenham medo de encontrar algo, é melhor um diagnóstico que possibilite o tratamento do que descobrir o câncer tarde demais, sem possibilidade de cura”, enfatizou.

Para as pacientes, a programação conta ainda com rodas de conversas entre pacientes e a mastologista Thássia Mariz sobre a prevenção ao câncer de mama e colo de útero. As consultas e exames são ofertados por meio da regulação. As usuárias devem fazer a consulta inicial na Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar o encaminhamento para uma unidade de referência, onde serão atendidas pelos especialistas e encaminhadas para os exames necessários.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte. Na Paraíba, estima-se uma quantidade de 1.180 novos casos do câncer no período de 2023/2025, sendo 210 para João Pessoa. Somente este ano, de janeiro a setembro de 2024, foram registrados no Estado, 226 óbitos.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário