Últimas Notícias
Brasil

Setor de serviços na Paraíba fecha primeiro semestre com 2º maior crescimento do Nordeste

Setor de serviços na Paraíba fecha primeiro semestre com 2º maior crescimento do Nordeste
Foto: Reprodução/RBS TV


O volume de serviços prestados pelas empresas no Estado da Paraíba fechou o primeiro semestre deste ano com o 2º maior crescimento na região Nordeste, constatou a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada, nesta terça-feira (12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado de janeiro a junho, o setor paraibano cresceu 3%, o que representou quase o dobro do País (1,6%). Na Região, Pernambuco liderou com 3,4%.

Nas demais comparações do indicador de serviço no mês de junho, a Paraíba apresentou também crescimento. Na comparação de junho sobre maio deste ano, o setor registrou forte alta (3,4%), sendo o dobro da média do País (1,7%), enquanto na comparação de junho sobre o mesmo mês do ano passado, o setor cresceu 0,6%.     

ATIVIDADES QUE MAIS SE DESTACARAM – Segundo o IBGE, o crescimento foi disseminado entre as cinco atividades pesquisadas, já que todas apresentaram expansão. O principal destaque em junho foi a evolução no setor de transportes e o índice de atividades turísticas que apresentaram fortes crescimentos sobre o mês anterior.

“Esse resultado vem muito em função do transporte aéreo, impulsionado pela queda dos preços das passagens aéreas. Mas também contribuiu o transporte dutoviário e a navegação de apoio marítimo, atividades relacionadas com as indústrias extrativas, como a de gás e a de óleos brutos de petróleo”, afirmou em nota o gerente da pesquisa do IBGE, Rodrigo Lobo.

IMPACTO DO SÃO JOÃO – O impacto do setor aéreo na Paraíba pode ser medido na semana de maior pico do São João em Campina Grande (21 a 24 de junho). De acordo com informações do Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande, houve um aumento de 138% no número de passageiros comparado ao mesmo período do ano anterior. Foram contabilizados 5.226 passageiros, em comparação com 2.196 passageiros durante o ápice em 2023. Além disso, o número de operações aéreas também mais que dobrou, passando de 30 para 64, representando um aumento de 113%.

O mês junino tem um forte impacto no setor de serviços da economia da segunda maior cidade do Estado para, além dos meios de transporte, como hospedagem, bares e restaurantes nos 30 dias. A Capital João Pessoa é também beneficiada pela proximidade, por ser litoral e oferecer mais opções de hospedagem.       

O QUE MEDE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços do país e dos Estados, investigando a receita bruta e real de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, mas excluídas as áreas de saúde e educação. Ao lado da administração pública, os setores de serviços e de comércio têm os maiores pesos na composição do PIB do País e dos Estados.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário