A primeira-dama da Paraíba, Ana Maria Lins, esteve no fim da manhã desta quinta-feira (15) na sede do 1° Batalhão de Polícia Militar (BPM), localizado no Centro de João Pessoa. Na ocasião, ela conheceu os projetos sociais desenvolvidos pelo BPM, com foco na inclusão social e na consequente redução nos índices de criminalidade numa área importante da Capital paraibana; e recebeu, ainda, diversas homenagens pela sua contribuição às ações da Polícia Militar da Paraíba (PMPB).
Mais cedo, Ana Maria Lins esteve na rua Duarte Lima, onde está sendo desenvolvido o Projeto CoMvida, cujo objetivo é revitalizar a região do Centro Histórico com intervenção artística e a forte participação da comunidade, oferecendo segurança aos moradores e aos comerciantes da área, que já começam a perceber as mudanças no local.
"Não se melhora a segurança pública sem a oferta de oportunidades, sem que as pessoas tenham uma segunda chance. Fico muito feliz quando vejo projetos como este e não tenho dúvidas de que a participação da comunidade vai revelar grandes talentos. São iniciativas que dialogam com a gestão do governador João Azevêdo, que é cuidar das pessoas", disse a primeira-dama.
Em seu discurso, já no 1° Batalhão, Ana Maria Lins enalteceu o trabalho da Polícia Militar da Paraíba, destacando que a atuação das forças policiais tem fortalecido a cidadania. "O que nós tivemos a oportunidade de ver aqui é que o papel da Polícia Militar vai além do trabalho ostensivo e repressivo. A nossa Polícia tem cumprido a missão de fortalecer a cidadania, de ser amiga dos moradores dos bairros. Não é à toa que temos a melhor Segurança Pública do Norte/Nordeste. Temos investimentos em infraestrutura, em tecnologia, mas os homens e mulheres que integram nossas Forças de Segurança têm feito a diferença", observou.
O comandante-geral da PMPB, coronel Sérgio Fonseca, agradeceu a sensibilidade e o empenho da primeira-dama nos projetos sociais da instituição. "Um exemplo dessa qualidade da primeira-dama Ana Maria Lins foi a sua participação na ampliação do Projeto de Equoterapia. Como o governador João Azevêdo ressaltou em seu discurso na inauguração, todos os dias ela perguntava como estavam as obras da ampliação da Equoterapia, resultado do compromisso que a senhora Ana Maria Lins assumiu de ser o elo das demandas daquelas crianças, de seus pais, com o governador João Azevêdo quando ela visitou pela primeira vez aquele espaço. Hoje, temos capacidade para atender a muito mais crianças", comentou.
Por sua vez, o comandante do 1° Batalhão, tenente-coronel Flávio Silva dos Santos, evidenciou o caráter operacional da unidade, pontuando a importância do engajamento da polícia nos projetos sociais. "Sabemos da importância do engajamento da Polícia Militar nos projetos sociais — isso traz integração com a sociedade, promove cidadania, promove educação e busca também a paz social. Nesse sentido, o 1° Batalhão de Polícia Militar desenvolve esses projetos sociais, e existe a expectativa de ampliá-los e fortalecê-los cada vez mais", afirmou, agradecendo a presença da primeira-dama na unidade.
Ainda durante a solenidade, Ana Maria Lins foi agraciada com diversas honrarias da Polícia Militar, em reconhecimento à atuação dela para fortalecer ainda mais a instituição, com destaque para o apoio dado aos projetos sociais da instituição, com reflexões na melhoria da Segurança Pública. Entre as homenagens recebidas pela primeira-dama, está a Láurea do Mérito Padre Galdino da Costa Villar, destinada a personalidades que contribuem com a Segurança Pública.
A solenidade de apresentação dos projetos sociais desenvolvidos pelo 1° BPM foi prestigiada, ainda, pelo coronel Marques Júnior, chefe da Casa Militar do Governador; pelo comandante do Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), coronel Eduardo Temóteo; e pelo superintendente da Lotep, Francisco Petrônio de Oliveira, entre outras autoridades.
Mudando vidas — Com 55 anos de existência, completados em fevereiro deste ano, o 1° Batalhão de Polícia Militar é responsável pelo policiamento de 25 bairros da Capital paraibana. O caráter operacional da unidade e a vocação para projetos sociais, com a consequente participação da comunidade na busca da paz social, têm sido as características do 1° BPM. Entre os projetos desenvolvidos estão "Jovens Campeões", "Caminhar", "Rede Comércio Seguro" e o "CoMvida".
A coordenadora de Integração Comunitária e Direitos Humanos da PMPB, capitã Dayana Cruz, ressaltou que a visita da primeira-dama aos projetos sociais do 1° BPM representa o compromisso do Governo da Paraíba com a Segurança Pública. "A presença da primeira-dama Ana Maria Lins representa essa parceria da Polícia Militar com os demais órgãos do Estado na realização desses projetos, um apoio importante à ação social, beneficiando crianças, jovens e idosos", acrescentou.
Ao promover inclusão, os projetos sociais mostram que são eficazes no fortalecimento da Segurança Pública. Um exemplo disso é o "CoMvida", o mais recente desenvolvido pelo 1° BPM e que já mudou a realidade da rua Lima Duarte, com intervenção artística e a participação da comunidade. Realizado em parceria com a Lotep e Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), o projeto será expandido. No local onde havia pichação e lixo, marcado pela violência, muitas cores, iluminação e câmeras integradas ao Centro de Comando e Controle (CICC).
Dos 77 anos de vida, a paranaense Gertrudes Tavares tem mais de 40 como moradora do Varadouro. Muitos saíram, expulsos pela violência. Ela resistiu. "Hoje, eu me sinto uma mulher realizada. Esse projeto mudou a realidade daqui pra bem melhor. Eu tinha certeza que um dia essa realidade iria mudar. Teve um tempo que só num dia morreram três", contou.
O muralista Wilis Cavalcanti foi enfático ao falar de sua contribuição artística. "Contribuir com um projeto como este faz parte de um sonho. Fui para São Paulo, mas eu sempre quis voltar. É maravilhoso estar cuidando da minha cidade", externou.
Ao apontar caminhos e perspectivas, os projetos sociais do 1° BPM trazem esperança no futuro e oferecem qualidade de vida para os moradores do Centro da Capital paraibana no presente. "Já faz um ano que meus dois filhos e eu estamos no Jovens Campeões e eu posso dizer que estou me sentindo bem, mais disposta, meus filhos estão com notas bem melhores na escola. É um projeto que é tudo de bom", concluiu a dona de casa Kelly Francisco.
Nenhum comentário
Postar um comentário