A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec) deu início a mais um processo seletivo, nas escolas da Rede Municipal de Ensino, de alunos que tenham interesse em estudar na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville.
A seleção, que este ano será para estudantes nascidos em 2013, 2014 e 2015, ou seja, crianças com idade de 9 a 11 anos, tem a supervisão da Divisão de Educação Física, Saúde e Esporte Escolar (Defise) da Sedec. “Esse é um momento de alegria pra gente por sabermos que podemos transformar a vida dessas crianças. Já temos 14 crianças que estudam no Bolshoi, todas custeadas pela Prefeitura de João Pessoa, e não tenho dúvidas que esse número irá aumentar”, afirmou confiante a secretária de Educação e Cultura da Capital, América Castro.
Na tarde desta terça-feira (16) foram avaliados alunos da Escola Municipal Aruanda, no bairro Bancários. E uma das alunas que passou pelo teste foi Lara Raphaela Rodrigues Santos, de 10 anos. “Eu acho muito bonita as bailarinas, os passos delas e eu também quero fazer isso. Quando eu converso com minha mãe, ela diz que combina comigo essa arte”, disse sorridente.
Quem também está participando da seleção é o aluno Moisés da Silva Paes Júnior, 9 anos. “Eu acho legal ir para a maior Escola de Balé do Brasil. Eu vi a apresentação deles recentemente no Teatro Pedra do Reino e achei bem legal”, afirmou.
Avaliação – Esta primeira fase acontece até o dia 8 de maio, onde os alunos são avaliados por professores de Educação Física do Município que foram treinados pelo Bolshoi. Na seleção são avaliados critérios como flexibilidade, mobilidade e impulsão, entre outros.
“É sempre um momento de muita expectativa para todas nós ao vermos a esperança no olhar de cada criança que aqui está. Após essa primeira fase, os classificados serão avaliados por uma equipe do próprio Bolshoi”, explicou a representante da Escola do Teatro Bolshoi em João Pessoa e coordenadora do processo seletivo da Sedec, Fernanda Albuquerque.
Parceria – Atualmente, 14 alunos da Rede Municipal de João Pessoa estudam na Escola Bolshoi, em Joinville, graças a uma parceria entre a Escola do Teatro Bolshoi e a Prefeitura. Uma parceria que teve início em 2003, durante a primeira gestão do prefeito Cícero Lucena, e retomou em 2021.
Nenhum comentário
Postar um comentário