A Central de Transplantes da Paraíba registrou, nessa quarta-feira (20), a quinta doação de órgão e tecido do mês de março. A ação beneficia diretamente três pessoas, que saem da lista de espera ao receberem o fígado e as córneas do paciente doador.
O homem, de 52 anos, estava internado na UTI do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo do Estado em João Pessoa, vítima de um Trauma Crânio Encefálico (TCE). Depois da realização de exames clínicos e de imagem, feitos por diferentes médicos, a equipe identificou a morte encefálica do doador. Através dos profissionais da Central de Transplantes, a família foi consultada e autorizou a doação.
A cirurgia de captação ocorreu no bloco cirúrgico da própria unidade de saúde. O fígado foi levado para o hospital transplantador, onde um homem de 69 anos recebeu o órgão saudável. As córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos, onde posteriormente vão beneficiar mais duas pessoas, que terão a possibilidade de enxergar com qualidade.
A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, detalha que, em 2024, essa foi a 12ª doação registrada no estado. “A doação de órgãos é uma causa muito nobre, e começamos este ano conseguindo salvar dezenas de vidas através do transplante, graças a generosidade de todas as famílias que disseram ‘sim’ à doação. Já temos doze doações realizadas até agora e cinco só este mês. Que este seja um lembrete do poder transformador da doação e da importância de trabalharmos juntos para promover a saúde e o bem-estar da nossa comunidade”, enfatiza.
De acordo com dados da Central Estadual de Transplantes, este ano 60 pessoas já saíram da lista de espera na Paraíba, e ainda aguardam uma doação de órgãos ou tecido, 550 pessoas.
Nenhum comentário
Postar um comentário