O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), pertencente à rede estadual de saúde da Paraíba, ofertou no último sábado (2), por meio do Programa Opera Paraíba, 100 cirurgias de catarata. A iniciativa, criada pelo Governo do Estado em 2019, tem o objetivo de acelerar e facilitar o acesso da população paraibana às cirurgias eletivas no estado.
A aposentada Ana Oliveira, de 65 anos, moradora de Bayeux, contou que já tinha catarata há bastante tempo e estava ansiosa para realizar a operação. “Já faz muitos anos que eu sofro de catarata, eu tinha dificuldade de ler, dificuldade de andar, com o olho esquerdo eu não enxergo mais. E agora eu vou poder louvar hino, que eu gosto, e terminar de conhecer a vida”, relatou.
Terezinha Nogueira é dona de casa e também foi beneficiada com o procedimento cirúrgico que esperava há mais de um ano. “Eu já esperava essa cirurgia há um ano e cinco meses. Por conta do problema na minha visão, eu não consigo ler porque não enxergo direito, até assistir televisão, ter acesso ao celular, já está me prejudicando muito. Quando me recuperar, vou poder fazer minhas coisas em casa”, disse.
De acordo com o diretor superintendente da PB Saúde, Ari Reis, na próxima sexta-feira (8), o complexo hospitalar vai realizar mais uma edição do mutirão. “Concluímos com sucesso esse primeiro mutirão de cirurgias oftalmológicas melhorando a vida de 100 paraibanos, que agora passam a enxergar melhor. Já na próxima sexta-feira, vamos oferecer mais 150 cirurgias de catarata e, assim, possibilitar uma melhor qualidade de vida para todas essas pessoas”, destacou.
Para participar do programa, é necessário que o usuário faça a solicitação por meio da secretaria de saúde de seu município ou realize o cadastro na plataforma operaparaiba.pb.gov.br preenchendo os dados pessoais e anexando comprovante de residência, exames e laudos médicos.
Nenhum comentário
Postar um comentário