O Hemocentro da Paraíba, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, comemora esta semana o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Homenagens aos doadores voluntários serão realizadas nesta sexta-feira (24), a partir das 9h, no Hemocentro Coordenador de João Pessoa e nas demais unidades da Hemorrede Estadual.
Na Paraíba, o Hemocentro é o órgão responsável pela coleta e distribuição de sangue e hemocomponentes para a rede hospitalar pública e privada, bem como de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Além do Hemocentro Coordenador da capital, a doação voluntária pode ser realizada no Hemocentro Regional de Campina Grande e nos Hemonúcleos de Guarabira, Patos, Cajazeiras, Piancó, Itaporanga, Sousa e Catolé do Rocha.
Dados do setor de qualidade do Hemocentro Coordenador mostram que no período de 30 de outubro de 2022 a 30 de outubro de 2023, houve um crescimento de 3,2% no percentual de doações efetivadas na Hemorrede Estadual, passando de 73.270 doações para 75.637 em um ano.
Entre as ações para conscientizar a população para importância da doação regular de sangue estão a promoção de Campanhas e Caravanas Solidárias, bem como a realização de palestras educativas. Para se ter uma ideia, apenas o Hemocentro da capital promoveu 64 caravanas e campanhas de doação de sangue no período de janeiro a outubro deste ano.
A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, explica que o dia do doador é uma data que faz parte do nosso calendário anual. É o momento de agradecer aos doadores e também convidar quem ainda não é doador para fazer esta ação de solidariedade para salvar vidas.
Este ano, a campanha do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue traz como tema a indagação “Por quem esperar?”. A ideia é sensibilizar o cidadão para a doação regular. “Doar sangue é um gesto de amor e solidariedade. Sua contribuição pode ser a luz que ilumina o caminho daqueles que lutam pela vida. Não espere, doe agora e faça parte dessa corrente do bem. Doe sangue, seja herói,” convida a diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha.
PROGRAMAÇÃO DO DIA DO DOADOR (24/11)
9h – Apresentação da Orquestra do Sesc/Senac
9h40 _ Cerimônia com Direção-Geral e convidados
10h – Apresentação musical de Neto&Hellen
10h30 – Apresentação musical de Joe Santos
14h – Apresentação de musical de Adriano-Bereguede
COLETA EXTERNA
Na sexta-feira, além da programação festiva, o Hemocentro estará realizando coletas externas nos municípios de Picuí e de João Pessoa.
No interior, a ação será voltada para coleta de doadores com tipagem sanguínea negativa (A-, O-, B-, e AB-). A ação será realizada das 8h às 15h, na Agência Transfusional de Picuí .
Já na capital, a coleta externa será na Unidade Móvel que estará na Escola Américo Falcão, localizada na rua Dom Bosco, 557, no Bairro do Cristo, das 10h às 14h.
Requisitos para doar sangue
• Estar em boas condições de saúde;
• Apresentar documento oficial de identidade com foto;
• Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelo pai ou a mãe ou pelo responsável legal;
• A primeira doação de sangue deve ser realizada até os 60 anos;
• Pesar pelo menos 50 kg;
• Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
• Ter dormido bem na noite anterior a doação;
• Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
• Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.
Nenhum comentário
Postar um comentário