Neymar faz expressão de dor após sofrer grave lesão contra o Uruguai - Guillermo Legaria/Getty Images |
O jogador Neymar Junior pode ficar oito meses sem jogar depois de se machucar nesta última terça-feira (17) na derrota da Seleção Brasileira para o Uruguai.
Neymar foi a uma clínica em São Paulo em busca de respostas. Os resultados dos exames apontaram a ruptura do ligamento cruzado anterior, que une os ossos tíbia e fêmur, e é essencial para a estabilidade da articulação. E também uma lesão no menisco, cartilagem que age como uma almofada entre os ossos e ajuda na absorção de impactos.
Neymar teve ruptura do ligamento cruzado anterior, que une os ossos tíbia e fêmur — Foto: Reprodução/Jornal Nacional |
Nesta terça, depois do lance em que se machucou, Neymar saiu chorando de campo. E mais tarde deixou o estádio de muletas, com a perna esquerda imobilizada.
“No futebol, a cada seis segundos, se faz um movimento inesperado, então se acontece de o pé ficar fixo e o corpo girar ele pode romper”, diz o ortopedista Moises Cohen.
O tratamento requer cirurgia. No procedimento, médicos substituem o ligamento lesionado por um enxerto. A taxa de sucesso do procedimento é altíssima, superior a 95% dos casos.
O problema é o tempo de recuperação. É preciso ficar afastado dos gramados por até oito meses.
“Diferentemente do passado, quando a gente se vangloriava com seis meses volta a jogar, hoje a gente espera realmente oito meses. Por quê? Porque existem trabalhos mostrando que a volta mais precoce provoca uma re-ruptura do enxerto com maior frequência”, explica Moises.
Nos últimos cinco anos, Neymar teve outras nove lesões que demandaram recuperação prolongada, com tempo de afastamento dos gramados superior a 20 dias. Nesta temporada, inclusive, ele já passou por cirurgia para reparar ligamentos do tornozelo direito e ficou quatro meses sem jogar.
A agonia com a saúde do maior craque se misturou com o gosto da derrota que há muito não era sentido pelos brasileiros em Eliminatórias. A Seleção não perdia um jogo na competição desde 2015. O Uruguai venceu por 2 a 0, com gols de Darwin Nuñez e De la Cruz.
A Seleção se reúne novamente em novembro para duelos contra a Colômbia, fora de casa, e a campeã mundial Argentina, no Maracanã.
informações do g1
Nenhum comentário
Postar um comentário