Últimas Notícias
Brasil

"Tudo que queremos é que o dinheiro circule na mão do povo", diz Lula

"Tudo que queremos é que o dinheiro circule na mão do povo", diz Lula

O presidente Lula esteve nesta segunda-feira (7) em Santarém, no Pará, para a inauguração da Infovia 01, trecho que recebeu cabo de fibra óptica para levar a três milhões de pessoas internet banda larga. Em seu discurso, Lula disse que a implantação do cabo vai “permitir que o filho do pobre, através da internet, possa ter a mesma qualidade de aula que tem o filho do rico em qualquer lugar desse país. É o Estado se aproximando do povo, e não as pessoas tendo que ir atrás do Estado. É o Estado que tem que levar o desenvolvimento para onde estão as pessoas”.

“Eu voltei para provar que outra vez o povo pobre vai ser a salvação desse país. Porque na hora que a gente faz chegar dinheiro na mão do pobre, ele não vai nem comprar dólar nem comprar ações. Ele vai comprar comida, roupa, alguma coisa para seu filho ou sua filha, a economia começa a funcionar e a gente vai perceber uma frase que vocês têm que aprender: ‘muito dinheiro nas mãos de poucos é concentração de riqueza; pouco dinheiro na mão de muitos é distribuição de riqueza’. Tudo que nós queremos é que esse dinheiro circule na mão do povo, porque quando ele circula na mão do povo ele vai fazer o pequeno comércio crescer, a pequena loja, o bar, e aí todo mundo começa a ter direito de possuir as coisas”, declarou.

O presidente lembrou que ainda nesta semana lançará o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com “obras de infraestrutura que esse país precisa para que esse país se transforme cada vez mais em uma nação próspera, grande, produtora de riquezas para seu povo”. O presidente destacou que o Pará receberá uma atenção especial, em razão de ser a sede da COP-30, que acontecerá em Belém em 2025.

Sobre a COP, o presidente detalhou: “como é que a gente quer que o mundo olhe a Amazônia? A gente quer dizer para eles que a gente quer cuidar da nossa fauna, da nossa floresta, da nossa água, mas sobretudo a gente tem que cuidar de uma coisa que eles acham insignificante, chamada ‘povo’, homens e mulheres que moram embaixo da copa dessas árvores, na beira desses rios e que muitas vezes não são olhados. Nós vamos olhar. Eles prometeram distribuir US$ 100 bilhões em 2009, foi a grande promessa dos países ricos. Até hoje estamos aguardando esse dinheiro. Veio um pouquinho do Fundo Amazônia dado pela Noruega e pela Alemanha, mas está longe. A gente quer desenvolver, criar condições de vocês terem trabalho digno, decente”.

Infovia - O presidente participou da inauguração da Infovia 01, em Santarém, no Pará. O trecho beneficia três milhões de pessoas com internet banda larga em 11 municípios entre Santarém (PA) e Manaus (AM). 

Por meio de um cabo de fibra óptica implantado no leito dos rios amazônicos com 1.100 quilômetros de extensão, a Infovia 01 leva conectividade às cidades de Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa, no Pará, além de Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes, no Amazonas. Cada uma delas terá uma rede metropolitana própria, que vai levar internet às escolas, unidades de saúde e segurança e demais equipamentos públicos.

"Estamos investindo em conectividade para que todos os brasileiros e brasileiras possam ter internet de qualidade no celular e em casa. Isso se reflete na assistência social e na saúde, porque levaremos internet de alta velocidade a equipamentos públicos, como postos de saúde, melhorando o acesso dos profissionais e dos usuários a prontuários e exames", afirmou o presidente Lula antes do evento.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário