Últimas Notícias
Brasil

VÍDEO: A ideia é dar ao Brasil uma política tributária que diminua a sonegação, diz Lula

A ideia é dar ao Brasil uma política tributária que diminua a sonegação, diz Lula
O presidente Lula durante a entrevista com a jornalista Débora Bergamasco. Foto: Cláudio Kbene / PR

Em entrevista ao SBT concedida na manhã desta última quinta-feira (6/7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o governo espera que a Reforma Tributária em discussão no Congresso Nacional (aprovada pela Câmara no início da madrugada desta sexta, 7/7) possa diminuir a sonegação fiscal de modo que, mesmo com uma redução na carga tributária, o país tenha condições de ampliar a arrecadação.

“Você tem que ter habilidade, conversar, discutir para construir o texto. Da mesma forma que a gente possa tentar diminuir a carga tributária, que a gente consiga fazer uma política tributária tão séria que diminua a sonegação. Isso significa que, mesmo a pessoa pagando menos, mas muito mais gente pagando, o Estado vai arrecadar mais. É com essa ideia fixa que trabalhamos”, afirmou.

Ao longo de meia-hora de conversa, o presidente discorreu sobre o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a relação com o chamado Centrão, o programa Desenrola Brasil, que pretende uma ampla renegociação de dívidas para mais de 70 milhões de brasileiros inadimplentes, além de avanços do Plano Safra e da intenção de se criar uma prateleira de terras improdutivas para evitar invasões.

O presidente ainda mostrou otimismo diante do anúncio de Fernando Diniz como novo técnico da Seleção Brasileira de futebol, falou sobre a importância das agendas internacionais e do protagonismo nacional na questão ambiental e da transição energética. 

SOBRE A REFORMA TRIBUTÁRIA –
Certamente não é o texto perfeito que quer o Haddad. E certamente não é o texto que quer a Câmara. É um texto que vai ser possível construir, porque uma reforma tributária envolve 203 milhões de interesses. Quando todo mundo fala em reforma tributária, todo mundo fala em diminuir a carga tributária. Todo mundo fala na criação do IVA (Imposto sobre Valor Adicionado). O que acontece é que quando você coloca o papel na mesa aparecem 203 milhões de ideias e aí você tem que ter habilidade, conversar, discutir para construir um texto. A ideia é dar ao Brasil, da mesma forma que a gente possa tentar diminuir a carga tributária, uma política tributária tão séria que diminua a sonegação. Isso significa que, mesmo a pessoa pagando menos, mas muito mais gente pagando, o Estado vai arrecadar mais. É com essa ideia fixa que trabalhamos.

Confira a entrevista completa abaixo:




« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário