O governador da Paraíba e presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), João Azevêdo, prestigiou, nesta segunda-feira (10), em Recife, Pernambuco, a posse do novo superintendente da Sudene, Danilo Cabral.
Logo em seguida, o chefe do Executivo estadual também participou da 31ª Reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Condel), que reuniu o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, governadores, vice-governadores de estados, prefeitos e conselheiros, e deliberou sobre o projeto de Lei que institui o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) referente a 2024-2027, que será apreciado pelo Congresso Nacional e atua nos eixos da infraestrutura, segurança hídrica, ciência, tecnologia e inovação, desenvolvimento social e meio ambiente, com a apresentação de programas e obras estruturantes para a região.
Na oportunidade, o governador João Azevêdo ressaltou a importância da integração da Sudene com os gestores púbicos estaduais com o objetivo de garantir investimentos estruturantes e políticas públicas eficientes para o Nordeste. “O fortalecimento da Sudene é fundamental porque dessa forma poderemos criar laços mais fortes com a participação efetiva dos governadores nos processos decisórios. Hoje vivemos um novo momento nas relações institucionais do país, com o restabelecimento do diálogo entre os entes federados, e o Nordeste tem exercido uma relevante atuação no cenário nacional, onde damos exemplos de união ao país, e a nossa região tem um forte potencial em diversos segmentos econômicos, dentre eles, a energia limpa, e tenho certeza de que com a chegada de Danilo Cabral à Sudene, a instituição cumprirá sua função de promover o desenvolvimento e a defesa do Nordeste”, frisou.
O gestor ainda reforçou a disponibilidade do Consórcio Nordeste de construir com a Sudene soluções conjuntas para as demandas da região. “Enquanto representante do Consórcio Nordeste, nos colocamos à disposição não apenas para o diálogo, mas fornecendo materiais que produzimos na entidade que podem subsidiar inúmeras decisões no Condel, um espaço democrático de discussão de temas de interesse da nossa região, uma vez que juntos representamos mais de 60 milhões de brasileiros”, acrescentou.
O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, elencou como missão à frente da autarquia o compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Nordeste a partir do diálogo com os gestores públicos e na atração de investimentos. “A nossa região passou por muitas transformações que impulsionaram a nossa base produtiva. Representamos 60 milhões de brasileiros e nosso compromisso é de reduzir as desigualdades, gerar emprego e renda, com sustentabilidade ambiental, investimentos em energia limpa e interiorização do desenvolvimento”, sustentou.
Ele também enalteceu a função do Consórcio Nordeste na interlocução com o governo federal. “O Consórcio uniu e organizou a articulação dos estados e terá um papel fundamental nesse momento do Brasil e da Sudene e vamos trabalhar juntos, a partir do Plano Regional de Desenvolvimento, para construir políticas públicas e investimentos em eixos importantes, a exemplo da infraestrutura, educação e meio ambiente, para termos um Nordeste inovador, justo, próspero, que ofereça dignidade e qualidade de vida às pessoas”, acrescentou.
O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou o comprometimento do governo federal com o desenvolvimento regional. “O Brasil retomou a agenda de desenvolvimento e do olhar para aqueles que mais precisam. O Nordeste tem se destacado pela sua unidade, e a Sudene retorna forte, com qualificação e políticas públicas e a aprovação do Plano Regional de Desenvolvimento atualizada que irá tramitar no Congresso Nacional junto com o PPA”, comentou.
A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste atua na promoção e desenvolvimento inclusivo e sustentável dos nove estados do Nordeste e dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais, bem como na integração competitiva da base produtiva regional nas economias nacional e internacional.
A solenidade de posse de Danilo Cabral na superintendência da Sudene também foi prestigiada pela ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula; governador do Ceará, Elmano de Freitas; governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Paulo Câmara; além vice-governadores, parlamentares, prefeitos e representantes do Poder Judiciário e do Tribunal de Contas.
O secretário de estado do Planejamento, Gestão e Orçamento, Gilmar Martins; e o chefe de Gabinete do Governador, Ronaldo Guerra, também estiveram presentes.
Nenhum comentário
Postar um comentário