O Governo do Estado iniciou, nesta quinta-feira (1°), em frente ao Palácio da Redenção, em João Pessoa, a programação para comemorar os 200 anos da Independência do Brasil, que terá o seu ponto alto na próxima quarta-feira (7), com o tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro na Avenida Duarte da Silveira, também na Capital.
Após dois anos sem realização por conta das medidas necessárias de distanciamento social para conter a disseminação do coronavírus, a abertura oficial da Semana da Pátria teve início às 7h30, com a banda de música do Exército brasileiro, e contou com a presença do secretário executivo da Segurança Pública e Defesa Social, Lamark Donato; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares, Marcelo Araújo, e também do subcomandante da Corporação, José Ronildo, além de representantes do Exército e Capitania dos Portos, entre outros.
Durante a solenidade, foram realizados os atos de hasteamento do pavilhão nacional, execução do Hino Nacional e a tradicional corrida do fogo simbólico, ocasião em que cadetes da Polícia Militar conduzem a tocha para acendimento da pira, representando o Fogo Simbólico da Pátria.
A coordenadora da Comissão Organizadora da Semana da Pátria, major Carla Marques, destacou que dois fatores marcam o evento neste ano. "Este ano tem dois referenciais em relação às comemorações da Semana da Pátria. Primeiro, é um momento de retomada, em que após dois anos sem termos esse tipo de evento devido às restrições. Segundo, é o ano em que se comemora o Bicentenário da Independência. Com isso, temos muitos motivos para convidar a população da Capital, toda a população da Região Metropolitana para vir prestigiar as Forças Armadas, a Polícia Militar, Bombeiro Militar, os órgãos de segurança pública, as escolas e as entidades que estarão desfilando na Avenida Duarte da Silveira no dia 7 de Setembro", disse.
Ao todo, cerca de 4,5 mil pessoas participarão do desfile, e mais de 300 veículos passarão na Avenida Duarte da Silveira. Entre os participantes, estão Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Exército brasileiro, Capitania dos Portos, Guarda Civil Metropolitana, Samu e Semob, além de escolas e entidades de classe, a exemplo de Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) e bombeiros civis.
Programação - A programação da Semana da Pátria 2022 prossegue nesta sexta-feira (2) com o concerto da banda de música do Exército brasileiro em homenagem ao Bicentenário da Independência, no Tribunal de Contas do Estado (Auditório Celso Furtado), a partir das 19h.
Já no sábado (3), a partir das 17h, o destaque é a tocata da banda de música 5 de Agosto, da Funjope. A apresentação será no Parque Solon de Lucena, no Centro de João Pessoa.
No domingo (4), no Busto de Tamandaré, a partir das 18h, será a vez da tocata do Corpo de Bombeiros Militares.
A Semana da Pátria tem continuação no tradicional 7 de Setembro, com o Desfile Cívico-militar do Bicentenário da Independência, que terá os seguintes atos:
5h às 6h45 - Concentração das Forças Armadas e demais órgãos de segurança;
7h15 ‐ Embarque das autoridades do blindado para revista às tropas militares;
7h30 - Revista às tropas;
7h45 - Desembarque das autoridades no DER para o hasteamento do pavilhão nacional (após esse momento, serão concedidas entrevistas);
8h - Início do Desfile
Nenhum comentário
Postar um comentário