Últimas Notícias
Brasil

Paraíba continua pesquisa e testagem para avaliar cenário da Covid nas escolas

Paraíba continua pesquisa e testagem para avaliar cenário da Covid nas escolas

A Paraíba começa, na próxima segunda-feira (25), mais uma etapa do Programa Continuar Cuidando Educação, que busca oferecer um maior nível de confiabilidade na retomada das atividades escolares presenciais, por meio do mapeamento da incidência do coronavírus no ambiente educacional. Ao todo, serão avaliadas 191 escolas de todas as Regiões de Saúde.

“Neste momento, será feita uma segunda rodada com estudantes nos períodos que tiveram maior prevalência ou que ainda não haviam sido vacinados (Ensino Médio e anos finais do Fundamental) e no final de maio chegaremos no Ensino Superior, que não foi possível no ano passado porque ainda tinha pouco quórum presencial”, informou o diretor geral da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), Felipe Proenço.

A avaliação será realizada em 59 municípios para os anos finais do Ensino Fundamental) e 67 municípios para o Ensino Médio.


Etapas anteriores –
A primeira etapa testou um total de 1.998 estudantes e 722 professores. O nível de prevalência do vírus foi de 0,6% nos alunos e 0,3% nos docentes. No final do ano de 2020, a pesquisa Continuar Cuidando identificou que 2,2% das crianças de 0 a 9 anos de idade apresentaram infecção ativa por covid-19, num período em que não havia nenhuma atividade presencial nas escolas. A primeira etapa do Continuar Cuidando Educação abrangeu 231 escolas de Educação Infantil, distribuídas em 91 municípios das 14 gerências regionais de educação.

Na segunda etapa participaram da pesquisa 3.187 crianças e 943 professores e o nível de prevalência do vírus foi de 0,7% nos alunos e 1,4% nos docentes. A testagem aconteceu em 233 escolas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, distribuídas em 87 municípios das 14 gerências regionais de educação. Foram 134 escolas municipais, correspondendo a 57% das instituições participantes, 59 privadas (25%) e 40 estaduais (17%).



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário