Últimas Notícias
Brasil

Ministério da Saúde diz que vacinação de crianças contra Covid pode começar em janeiro

Ministério da Saúde diz que vacinação de crianças contra Covid pode começar em janeiro

O Ministério da Saúde afirmou nesta segunda-feira (27) que a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19 poderá começar em janeiro. Por meio de nota, a pasta diz ser a favor da inclusão deste público no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). A decisão será formalizada em 5 de janeiro.

"A recomendação do Ministério da Saúde é pela inclusão das crianças de 5 a 11 anos na Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), conforme posicionamento oficial da pasta declarado em consulta pública no dia 23 de dezembro e reforçado pelo ministro da Saúde em manifestações públicas", diz a nota. "No dia 5 de janeiro, após ouvir a sociedade, a pasta formalizará sua decisão e, mantida a recomendação, a imunização desta faixa etária deve iniciar ainda em janeiro", complementa o texto.

O posicionamento do ministério torna-se ainda mais relevante diante da postura de Jair Bolsonaro, que ataca a decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de liberar a imunização de crianças e que já até mesmo garantiu que não vacinará sua filha, Laura, que tem 11 anos.

Ao Supremo Tribunal Federal (STF), a secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, argumentou que a vacina contra a Covid-19 para crianças “é segura”. "Antes de recomendar a vacinação [contra a] Covid-19 para crianças, os cientistas realizaram testes clínicos com milhares de crianças e nenhuma preocupação séria de segurança foi identificada”, destacou Rosana. 

A Associação Médica Brasileira (AMB) também se disse “integralmente a favor” da vacinação de crianças.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário