“O dia de hoje tem importância grande por simbolizar esta luta, mas a nossa intenção era criar uma cidade rosa, com olhar permanente de cuidado para a mulher. Nossa missão é despertar nas pessoas a consciência da importância da medicina preventiva no intuito de reduzir o risco de um possível câncer à vida”, afirmou o prefeito.
Ao longo do mês, o tema será amplamente debatido nos serviços da rede municipal. A programação do Outubro Rosa contará também com a realização de um Pedal, Mutirão de Atendimentos, lançamento de livro, corrida, além da realização de atividades nas Policlínicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades de Saúde da Família (USF).
Tudo Rosa – Mesmo com uma vasta programação para o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde dispõe de uma assistência integral à saúde da mulher durante todo o ano. “Vamos dedicar a atenção que a saúde feminina merece durante todo o ano, garantindo o atendimento de suas necessidades”, destacou a diretora do HMSI, Adriana Lobão.
Além da realização de exames de mamografia no mês do aniversário, para mulheres residentes em João Pessoa com idade entre 40 e 70 anos, a Prefeitura conta com o Programa Municipal Permanente de Atenção à Saúde da Mulher.
A senadora Daniella Ribeiro afirmou que este é um momento especial de mobilização. “Este cuidado agora se estende por todo o ano para que mulheres assimilem a importância da prevenção. A Prefeitura demonstra muita sensibilidade ao abraçar essa causa e pode contar com o apoio necessário no Senado Federal”, declarou.
A programação do Outubro Rosa é uma realização da Secretaria de Saúde, por meio da Área Técnica da Saúde da Mulher, em parceria com a ONG Amigos do Peito, Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Paraíba, Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Instituto Poderosas em Ação, Fórum de Mulheres de Negócios da Paraíba, Mulheres do Brasil – Núcleo João Pessoa.
Abertura – O primeiro dia de atividades foi marcado por uma caminhada em direção à Praça da Independência, onde foi realizada uma aula de alongamento com um profissional de Educação Física seguida de caminhada ao redor da Praça. Também foi ofertado um café da manhã saudável. A atividade teve parceria da ONG Amigos do Peito.
De acordo com a coordenadora da Saúde da Mulher, a mastologista Joana Barros, a adoção de hábitos saudáveis, com dieta equilibrada e práticas de exercícios reduz em até 30% o risco de câncer de mama. “Vamos começar esse mês de prevenção estimulando essa vida mais leve e saudável que beneficia de inúmeras formas”, explicou a médica.
Nenhum comentário
Postar um comentário