Na oportunidade, o gestor destacou que a Câmara Temática será um instrumento de compartilhamento de experiências exitosas entre os estados da região. “O serviço público tem dado respostas de qualidade e eu espero que a gente tenha a condição de colaborar, discutir o plano de trabalho e estruturar ações que gerem desenvolvimento”, pontuou.
“A Câmara Temática permitirá que encontremos caminhos e firmemos parcerias para avançarmos em áreas estratégicas. Nós agradecemos o trabalho dentro de uma proposta ampla e que trará grandes resultados”, frisou o governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias.
O presidente da Cagepa, Marcus Vinícius, destacou as boas práticas já elaboradas pelos estados do Nordeste e a oportunidade de apresentar ao país várias ações para o segmento. “Vamos organizar ações dentro do mapa formal do Brasil, com contribuições sobre o reuso de água diante do agravamento da crise hídrica e discutir oportunidades de investimentos para o Nordeste. Esse é um momento oportuno para mostrar a nossa capacidade de inovação para atender cada estado numa construção coletiva”, falou.
A Câmara Temática de Saneamento tem como competências apoiar a institucionalização de um espaço permanente de reflexão e articulação política e técnica dos gestores públicos da temática do saneamento (abastecimento de água e esgotamento sanitário) no Nordeste; elaborar e encaminhar propostas de diretrizes e ações conjuntas para o desenvolvimento do saneamento da região, considerando a promoção do desenvolvimento sustentável; e emitir pareceres sobre consultas que lhe forem encaminhadas.
Além disso, também ficará sob a responsabilidade da Câmara a elaboração e apresentação do plano de trabalho, apoio para a criação do escritório de projetos de saneamento do Consórcio e diagnóstico de oportunidades de investimentos. A estruturação dela terá como eixos principais a melhoria da eficiência dos sistemas, o saneamento rural e aspectos institucionais.
Nenhum comentário
Postar um comentário