Cidades João Pessoa - PB
Coordenadoria LGBT participa de reunião da Comissão Nacional de Intergestores
A Prefeitura de João Pessoa, através da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT, participa da 3ª Reunião Extraordinária da Comissão Nacional Int...
10/12/2025 15h03
Por: Redação1 Fonte: Prefeitura de João Pessoa - PB

A Prefeitura de João Pessoa, através da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT, participa da 3ª Reunião Extraordinária da Comissão Nacional Intergestores de Políticas LGBTQIA+, que acontece até o fim da tarde desta quarta-feira (10), em Curitiba, Paraná.

Foto: Reprodução/Prefeitura de João Pessoa - PB
Foto: Reprodução/Prefeitura de João Pessoa - PB

A convocação faz parte de calendário de reuniões realizado pela Secretaria Nacional de Pessoas LGBTQIA+, ligada ao do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), e ocorre no Palácio das Araucárias, com representantes de Estados brasileiros.

Um dos objetivos é tratar sobre o avanço na formalização dos processos de legitimização do colegiado, assim como debater e alinhar estratégias conjuntas que contribuirão para a construção da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.

Segundo o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT, Geraldo Filho, é um momento para apresentar as ações e políticas desenvolvidas pela gestão municipal para a população LGBTQIA+ e também conhecer iniciativas de outras cidades.

“Estamos mostrando o que desenvolvemos na nossa Capital e também assimilando outras possibilidades que podem, também, fortalecer e acrescentar à nossa política pública para o público LGBTQIA+. É bom lembrar que muitas cidades não possuem equipamento voltado para esta população. Nós estamos consolidando, cada vez mais, essa política em João Pessoa”, afirmou Geraldo Filho.

O coordenador também ressaltou o envolvimento do Governo Federal em uma pauta considerada urgente. Também acrescentou que a reunião está fazendo um balanço de um marco importante para gestores e sociedade civil organizada que foi o retorno das conferências que há quase 10 anos não eram realizadas.

“Estamos fazendo um balanço sobre a Conferência Nacional, que ocorreu em Brasil em outubro, entre o Governo Federal e as gestões municipais e estaduais. Também vamos pensar o planejamento para as próximas reuniões e eventos que ocorrerão em 2026, em nível nacional, estadual e municipal, no que diz respeito à política da população de LGBTQIA+” afirmou.